Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e a extinção das espécies que neles vivem. A ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 10 milhões, ainda por indetificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas.Calcula-se que desapareçam 100 espécies a cada dia por causa do desmatamento !
O crescimento das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade dos problemas que a terra já enfrenta .
Eis alguns dos animais ameaçados de extinção:
1- Cervo-do-pantanal : animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração .
2- Onça-pintada : encontrada no pantanal , desaparece da região devido a caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.
3- Mono-carvoeiro: o maior macaco do Brasil. É originário da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.
4- Pica-pau-de-cara-amarela :os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas. Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.
5- Ararinha-azul : cobiçada no mercado internacional por sua plumagem, há apenas cerca de cinquenta desses animais, vivendo no Piaui e na Bahia.
6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares desta ave vivem hoje no litoral de Lagoas. Alguns biólogos estão tentando reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência da espécie.
7- Mico-leão-dourado : com a redução da Mata Atlântica , perdeu seu habitat natural. Restam algumas centenas no Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro .
8- Tartaruga de couro : cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa e seus ovos são disputados pelos pescadores do país .
O BRASIL TEM 130 ESPÉCIES ANIMAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO
O Brasil tem hoje , segundo dados do Instituto de Geografia Estatística ( IBGE) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) , um total de 130 espécies e subespécies ameaçadas de extinção .
Destas , 96 insetos, como abelhas , besouros, formigas, borboletas, libélolas, maripousa e as 34 restantes são outros invertebrados terrestres , como aranhas, opiliões, pseudoescorpiões , gongolos, caracóis, minhocas, entre outros.
Esses animais se encontram distribuídos por diversos estados, como São Paulo, Brasilia, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia , Santa Catarina, Rio grande do Sul , Paraná, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso , Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Amazonas , Acre , Rondônia , Ceara e Alagoas.
A mais recente lista de animais ameaçados divulgada pelo IBAMA (2003 e 2004) reúne ao todo 632 espécies/ subespécies dentre animais terrestres e aquáticos. Em 2006, o IBGE já havia lançado o mapa das aves ameaçadas; em 2007, divulgou o mapa de mamíferos , anfibios e répteis.
Os estudos sobre a fauna sob risco de extinção vêm sendo realizado pelo IBGE desde o fim dos anos 1980, fundamentalmente com base nas listas do instituições levantadas de pesquisas e na leitura especializada. Esses estudos produzem informações que são armazenadas no banco de dados dos cadastros de fauna.
Alunas:
Sabrina Alexandre
Júlia Peixoto