terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ano Internacional da Biodiversidade

O ano internacional da biodiversidade 2010 é uma campanha global para estimular o mundo a agir pela proteção da biodiversidade. A assembléia geral das nações unidas declarou 2010 como o ano internacional da biodiversidade para conscientizar sobre a importância da biodiversidade para o planeta. Esta é uma oportunidade para:
Expressar a importância da biodiversidade para o bem-estar das populações
•  Refletir sobre as conquistas alcançadas até agora para preservar a biodiversidade.
• Dobrar os esforços para reduzir o índice de perda da biodiversidade.
Salvar a biodiversidade requer o esforço de todos. Por meio de atividades em várias partes do mundo, a comunidade global poderá trabalhar em conjunto para garantir um futuro sustentável para todos nós.
O ponto principal para o ano internacional da biodiversidade é o secretrariado da convenção em diversidade biológica estabelecida na conferência mundial Rio 92[Earth Summit in Rio de Janeiro in 1992], a convenção  em diversidade biologica[Convention on Biological Diversity-CBD] é um tratado internacional para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e o compartilhamento igualitário dos seus múltiplos beneficios. Com 191 integrantes, a CBD tem quase uma participação universal.
Esta campanha é um desafio significante e, para que seja bem sucedida, precisamos criar e promover ações vindas de todos os setores e de vários paises. Portanto, precisamos trabalhar juntos!
O Ano Internacional da Biodiversidade 2010 visa refletir sobre as ações já realizadas, além de celebrar os sucessos alcançados até agora. Pra isso, pretendemos construir uma plataforma de conhecimento sobre o que significa a biodiversidade e sobre porque preservá-la seja tão importante. Esta plataforma fornecerá meios para que você, internauta, possa enviar sua propria mensagem.
Queremos ajudar  todos aqueles que trabalham na proteção da biodiversidade. Acima de tudo, queremos garantir que todos os "chamados para agir "  sejam de fato eficientes e que todos os planos para proteger a biodiversidade após 2010 comecem com força suficiente para continuar.


Alunos:
Camile Aparecida
Beatriz Augusta

O tempo da decomposição

A tabela de tempo de decomposiçao de materias é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há porém, muita variação da informação. Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. De qualquer maneira esses dados são discordantes no que se refere ao fato de que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira e devemos portanto verificar todas as possibilidades de reintroduzí-lo na cadeia produtiva da reciclagem ou de aumentar o seu ciclo de vida.     

Lata de aluminio - 200 a 500 anos
Plástico -450 anos
Latas de conserva - 100 anos
Madeira pintada - 13 anos
Chiclete - 5 anos
Cigarro - 1 a 2 anos
Meias de lã - 1 ano
Corda - 3 a 4 meses
Tecido de algodão - 1 a 5 meses
Garrafa de vidro - Indeterminado
Pneus - Indeterminado
Caixas de papel - 3 anos
Nylon - 650 anos
Copos de plático - 50 anos
Jornais - 6 meses
Vidro - 1 milhão de anos
Fralda descartável - 600 anos

Gabriel Dias
e
Jakeline Pereira



Reciclagem do lixo

A Reciclagem consiste em aproveitar os resíduos para fabricar novos produtos idênticos ou que lhes deu origem.
A reciclagem pode ser do tipo artesanal ou industrial.
Artesanal quando se utilizam processos de transformação não muito sofisticados e industrial quando esses processos são mecanizados e capazes de fabricar produtos em larga escala.
A reciclagem artesanal também pode ser vista de uma forma de reutilização, pois os resíduos passam por poucas modificações.
A reciclagem, desde que surgiu, é encarada como uma forma de solução para a diminuição de lixo no meio ambiente.
Realmente, veio para solucionar muitos dos problemas causados pela  disposição inadequada de lixo e pela grande quantidade gerada.
Entretanto ,se a reciclagem for vista apenas nesse sentido, as demais atitudes não serão atingidas.
O principal objetivo do lixo deve ser da conscientização da população. Infelizmente,  ainda não são todos os tipos de materiais fabricados pelo homem que são possíveis de serem reciclados. Isto porque não apresentam condições favoráves, como a existência de mercado local ou  viabilidade  técnica. 
o  mercado  para  os   recicláveis  no  Brasil  ainda  nao  é  dos  mais  promissores.
Entretanto,   está  ampliando-se cada  vez  mais.
Veja o exemplos das embalagens  tetrapak    que, ate alguns anos atrás,
não  havia   tecnologia  adequada   para  reciclá-las.
Existem  hoje,  no mercado  inúmeros  Produtos fabricados a partir de residuos, considerados lixos por muitos  e  muitos.


 
Gabrielly  Modesto.
Amanda Gomes.

Desmatamento e extinção de espécies

 Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e a extinção  das espécies que neles vivem. A ciência identificou até hoje cerca de 1,4  milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 10 milhões, ainda por indetificar, a maior parte delas em regiões  como as florestas tropicais úmidas.Calcula-se que desapareçam 100 espécies a cada dia por causa do desmatamento !
O  crescimento  das populações humanas aumenta terrivelmente a gravidade  dos problemas que a terra já enfrenta .
Eis alguns dos animais ameaçados de extinção:
 1- Cervo-do-pantanal : animal dócil e grandalhão, torna-se um alvo fácil  para os caçadores em busca de sua galhada, usada como decoração .
 2- Onça-pintada : encontrada no pantanal , desaparece da região devido a caça indiscriminada. Sua pele tem cotação em dólares no mercado internacional.
 3- Mono-carvoeiro: o maior macaco do Brasil. É originário  da Mata Atlântica. Atualmente restam apenas cerca  de cem destes animais no estado do Rio de Janeiro.
 4- Pica-pau-de-cara-amarela :os poucos sobreviventes vivem nas matas gaúchas.  Com o desmatamento, perde sua principal fonte de alimentação, as sementes das árvores.
 5- Ararinha-azul : cobiçada no mercado internacional por sua plumagem, há apenas cerca de cinquenta desses animais, vivendo no Piaui e na Bahia.
6- Mutum-do-nordeste: Os últimos exemplares   desta  ave  vivem hoje    no  litoral  de  Lagoas.  Alguns  biólogos estão  tentando  reproduzir essa ave em cativeiro, para garantir a sobrevivência  da espécie.
7- Mico-leão-dourado : com a redução da Mata Atlântica , perdeu seu habitat natural. Restam algumas centenas no Poço das Antas, no estado do Rio de Janeiro .
8- Tartaruga de couro : cada vez mais rara no litoral brasileiro. Sua carne saborosa  e seus ovos são disputados pelos pescadores  do país .

O BRASIL TEM 130 ESPÉCIES ANIMAIS AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO

O Brasil tem hoje , segundo dados do Instituto de Geografia Estatística ( IBGE) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) , um total de 130 espécies e subespécies ameaçadas de extinção .
Destas , 96 insetos, como abelhas , besouros, formigas, borboletas, libélolas, maripousa e as 34 restantes são outros invertebrados terrestres , como aranhas, opiliões, pseudoescorpiões , gongolos, caracóis, minhocas, entre outros.
Esses animais se encontram distribuídos  por diversos estados, como São Paulo, Brasilia, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia , Santa Catarina, Rio grande do Sul , Paraná, Goiás, Pernambuco, Mato Grosso ,  Pará, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Amazonas , Acre , Rondônia , Ceara e Alagoas.
A mais recente lista de animais  ameaçados divulgada pelo IBAMA (2003 e 2004) reúne ao todo 632 espécies/ subespécies dentre animais terrestres e aquáticos. Em 2006, o IBGE já havia lançado o mapa das aves ameaçadas; em 2007, divulgou o mapa de mamíferos , anfibios e répteis.
Os estudos sobre a fauna sob risco de extinção vêm sendo realizado pelo IBGE   desde o fim dos anos 1980, fundamentalmente com base nas listas do instituições levantadas  de pesquisas e na leitura especializada. Esses estudos produzem informações que são armazenadas no banco de dados dos cadastros  de fauna. 

Alunas:
 Sabrina Alexandre
 Júlia Peixoto